19 de junho de 2012

Por que é importante cuidar da saúde do fígado?


Saiba qual é a grande importância do fígado em seu organismo.
Além de ser o único órgão do corpo que se regenera, o fígado se destaca por ser responsável por funções extremamente complexas e importantes para nossa saúde. Suas células são capazes de produzir diariamente 100 gramas de proteínas aproximadamente. O órgão também transforma um composto em algo diferente. Ele pode criar gordura a partir de moléculas de álcool para conseguir uma reserva de energia, o que desenvolve a famosa barriga de chope. O fígado ainda elimina tudo aquilo de que o corpo precisa se livrar: toxinas, microorganismos e células sanguíneas desgastadas que já não funcionam adequadamente.

Mas com as mudanças de comportamento associadas à vida moderna, o fígado é um órgão cada vez menos preservado. Desde a infância, as pessoas estão convivendo diariamente com os inimigos desse órgão tão vital.A alimentação repleta de “porcarias”, o abuso de remédios sem orientação  são fatores que favorecem os problemas no fígado em pacientes cada vez mais jovens.
A maior complicação nos casos de enfermidades no fígado é que, no começo dos problemas, o paciente não sente dor na região — normalmente uma queixa de dor no fígado é sintoma de problemas em outro órgão do aparelho digestivo. Um desses males que afetam o órgão é a esteatose, um depósito de gordura que atrapalha o seu trabalho e é um marcador de risco importante para o diabete tipo 2 e a formação de placas que entopem as artérias. E ela se torna mais frequente com a escalada da obesidade.Também existem as infecções causadas por vírus capazes de inflamar essa glândula. São as hepatites. Os tipos mais comuns são A, B e C. O primeiro é transmitido pelo contato com outros doentes e por alimentos contaminados — daí a importância de hábitos de higiene. Já os vírus B e C são transmitidos pelo sangue e pelo sexo. Por enquanto, só existe vacina para as hepatites A e B.
Para manter esse órgão fundamental em forma, siga algumas dicas:
Consuma duas xícaras de café por dia e mantenha uma dieta equilibrada.
Informe-se sobre possível interação entre remédios. Lembre-se: toda confusão medicamentosa acontece no fígado.
Não utilize suplementos nutricionais sem acompanhamento. Eles também são processados pelas células hepáticas.
Em casa, siga as recomendações de armazenamento correto de alimentos. E lave-os bem antes de consumir. Poupe seu fígado de lidar com micróbios e toxinas.
Vacine-se contra as hepatites A e B, sobretudo, se tiver até 25 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário